Endereço

Notícias » Carros

 

Últimas notícias

  • 16/5 9:53 - Assembléia geral

    Continuar lendo
  • 15/10 10:46 - FELIZ DIA DO PROFESSOR

    Continuar lendo
  • 1/6 9:28 - PROJETO DE LEI

    Continuar lendo
  • 11/10 10:34 - O rombo da educação é o cabide de empregos de 46 bilhões de reais

    Continuar lendo
  • 22/9 9:06 - Desigualdade caiu 5,6% em cinco anos e pobreza diminuiu, mas se manteve concentrada, mostra Ipea.

    Continuar lendo
  • 22/9 8:57 - Carros são o próximo alvo dos hackers, diz criadora de antivírus

    Continuar lendo
  • 22/9 8:47 - Piso nacional dos professores subirá 16,6% em 2012

    Continuar lendo
  • 9/5 10:36 - Dilma diz que vai qualificar 8 milhões de trabalhadores até 2014

    Continuar lendo
  • 13/9 10:28 - Estudo da OIT mostra que o desemprego entre jovens é o maior desde 2002

    Continuar lendo
  • 13/9 10:28 - STJ define doenças que isentam os aposentados de IR

    Continuar lendo

Carros são o próximo alvo dos hackers, diz criadora de antivírus

Quinta-feira, 22 de Setembro de 2011 às 8:57

Segundo estudo da McAfee, piratas podem até tomar controle de veículo.
Pesquisadores criaram vírus para demonstrar possibilidade.

O surgimento de carros inteligentes - repletos de sensores e com funções comandadas por computadores de bordo mais potentes - faz dos veículos o próximo alvo dos hackers. A afirmação é da desenvolvedora de antivírus McAfee, que divulgou estudo feito em parceria com a criadora de programas móveis Wind River e a Escrypt, que fabrica sistemas de segurança para microcontroladores.

De acordo com o estudo, hackers poderão atacar os sistemas de tecnologia dos carros até para tomar o controle dos veículos, além de rastrear sua localização ou roubar dados de aparelhos que possam se conectar a ele, como smartphones e tablets.

Preocupações de segurança em carros aumentam com a modernização dos veículos, que, em alguns países, possuem sofisticados computadores de bordo. Esta tecnologia permite, por exemplo, que o carro seja capaz de monitorar funções como a pressão dos pneus, a condição de freios e do motor. Há ainda sistemas para distribuição de entretenimento digital para os passageiros e de comunicação entre o telefone celular e o aparelho de som, principalmente para chamadas em viva-voz ou para navegação com auxílio de GPS.

Vírus por música
Em março, um grupo de pesquisadores liderados por Stefan Savage e Tadayoshi Kohno anunciou a publicação de uma pesquisa que mostra maneiras de comprometer a segurança de um automóvel. O meio mais interessante desenvolvido pelos pesquisadores envolve a utilização de um arquivo digital de música que, quando reproduzido no sistema de som do carro, permite a eles executar códigos maliciosos no veículo.

Os especialistas das universidades de Washington e San Diego estão envolvidos com o assunto há pelo menos dois anos. Em 2010, publicaram um artigo mostrando o que era possível fazer tendo um notebook conectado a um computador de bordo de um sistema de carro. No artigo, eles mostraram que era possível controlar o sistema do carro para “desativar os freios, brecar uma roda específica, parar o motor, entre outros”. Nesse primeiro artigo, os pesquisadores já mostraram como seria possível instalar um vírus no carro.

Na pesquisa que está sendo publicada agora, intitulada (em tradução livre) “Análise abrangente e experimental de superfícies de ataque automotivas”, os especialistas mostram como invasores poderiam usar diversas técnicas para realizar o ataque, sem depender de uma conexão direta de um notebook com o carro.

Uma vez infectado, um veículo poderia ser remotamente destravado para facilitar roubos, segundo os pesquisadores. O carro analisado é de 2009, mas nem o fabricante nem o modelo foram informados.

© Sinteifel
BRLOGIC